Agenda Marielle Franco
- vozesdelagoasanta
- 12 de out. de 2020
- 3 min de leitura

A interseccionalidade é um aspecto comum na vida de mulheres negras faveladas, e, no caso de Marielle Franco, não foi diferente. Durante toda sua vida, Marielle vivenciou opressões relacionadas à sua raça, ao seu gênero e também ao seu território de origem, a favela da Maré, no Rio de Janeiro. A partir disso, construiu uma forma de atuação política capaz de dar conta e olhar para todos esses aspectos, que também fazem parte da vida de milhares de brasileiras. Marielle entendia que pensar as políticas para uma sociedade melhor se faz olhando para quem é mais vulnerabilizado na sociedade. Com essa visão, o Instituto Marielle Franco, preparou uma série de propostas de políticas públicas para que as candidatas ao redor do Brasil, sensibilizadas com essas causas e pautas, possam se comprometer e melhorar cada município.
Baixe aqui e leia o documento na íntegra ou conheça um resumo das propostas na lista abaixo.
1. Justiça Racial e Segurança Pública
A luta por justiça racial e por uma política de segurança pública que garantam o direito à vida foram partes centrais da trajetória de Marielle enquanto defensora de direitos humanos e vereadora. 2. Gênero e Sexualidade
Como vereadora feminista e LGBT, Marielle Franco presidiu a Comissão de Defesa da Mulher e construiu uma mandata que trabalhava em grupos intersetoriais com foco em saúde pública e direitos das mulheres. Mari apresentou o Projeto de Lei da Visibilidade Lésbica na Câmara e nunca fugia do debate sobre a importância de refletirmos sobre os papeis de gênero na sociedade.
3. Direito à Favela e à Periferia
Em junho de 2017, o mandato de Marielle Franco realizou um encontro coletivo chamado “Direito à Favela”, na favela da Maré, no Rio de Janeiro. O objetivo deste encontro consistia em escutar e fortalecer redes de ativistas favelados e periféricos que atuam em coletivos organizados nos territórios historicamente marginalizados pelo Estado.
4. Justiça Econômica, Social e Ambiental
O debate de justiça econômica está presente no imaginário de um país que tenha como centro um crescimento econômico inclusivo e sustentável e com oportunidades iguais para todos. Um mundo em que os padrões de consumo, produção e o uso de todos os recursos naturais – do ar à terra; dos rios, lagos e aquíferos aos oceanos e mares – são sustentáveis. Marielle acreditava que o lucro e a produção não podem estar acima da vida das pessoas, e que o combate a exploração de trabalhadoras e trabalhadores é dever do Estado.
5. Saúde Pública, Gratuita, de Qualidade e Integral
Marielle Franco defendia um programa de saúde pública que chegasse a todas as pessoas. O direito à saúde no Brasil é fruto da luta do movimento pela Reforma Sanitária brasileiro e há mais de 30 anos se efetiva por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2020 fomos atingidos pela pandemia do novo coronavírus que hoje, já atinge cerca de 98% dos municípios do Brasil.
6. Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Transformadora
A educação pública, gratuita e de qualidade foi uma pauta permanente no dia a dia da mandata Marielle Franco. Marielle defendia uma educação inclusiva e participativa, ajudando a formar seres humanos críticos e transformadores. Ela apresentou diversos projetos de lei nessa área e atuou fortemente em defesa de um Plano Municipal de Educação que incluísse as reivindicações das classes trabalhadoras do setor.
7. Cultura, Esporte e Lazer
Durante o período que ocupou a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro Marielle defendia ativamente as políticas de cultura, lazer e esporte em uma perspectiva popular e favelada. Sua mandata organizou encontros e homenagens a figuras importantes da nossa memória e nossa raiz.
Comments