Agroecologia: por políticas de futuro
- vozesdelagoasanta
- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Nessa segunda semana de novembro de 2020, RENATA ROSA, candidata ao cargo público de VEREADORA no Município de LAGOA SANTA, Estado de MINAS GERAIS, assinou a Carta AGROECOLOGIA NAS ELEIÇÕES: POR POLÍTICAS DE FUTURO redigida pela Articulação Mineira de Agroecologia, que há 17 anos se pauta pelo fortalecimento do movimento agroecológico e na busca por políticas públicas que fortaleçam um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário.
Sendo eleita, Renata Rosa efetiva, com essa assinatura, o seu compromisso a trabalhar em diálogo com a sociedade civil para tornar efetivas as proposições apresentadas no documento Agroecologia nas Eleições: propostas de políticas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional em nosso município.
A agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais e povos indígenas podem dar as respostas mais rápidas ao desafio de abastecer o povo com alimentação saudável a preços justos, pois são quem mais se dedicam à produção diversificada de alimentos típicos da cultura alimentar regional.
Isso requer especial atenção das/os gestoras/es públicas/os às áreas rurais que, infelizmente, não recebem a devida atenção dos governos. Acreditamos também no potencial da agricultura urbana para promover a segurança alimentar e nutricional e a saúde, especialmente das famílias mais empobrecidas.
É igualmente evidente que devem ser implementadas com urgência políticas que apoiem a conservação das fontes de água, da biodiversidade e das matas e florestas em nosso município.
O contexto de mudanças climáticas e o aumento do desmatamento e queimadas agravam, e muito, a situação de escassez de água, de alimentos e os problemas de saúde relacionados à qualidade do ar.
É muito preocupante a desestruturação, nos últimos anos, das políticas públicas federais
direcionadas para a agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Devemos nos mobilizar para reverter a tendência de cortes nos orçamentos dessas políticas e, para tal, a gestão pública municipal é fundamental.

As proposições estão separadas em XXXX campos temáticos:
1: Comercialização, circuitos curtos e compras institucionais
2: Inclusão produtiva com segurança sanitária
3: Infraestrutura nas áreas rurais
4: Reforma agrária e direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais
5: Sementes, biodiversidade, águas e meio ambiente
6: Cultura e comunicação
7: Resíduos sólidos e compostagem
8: Agricultura urbana
9: Assistência técnica e extensão rural
10: Apoio à produção, organização e enfrentamento à violência contra mulheres
11: Práticas integrativas e complementares no SUS
11: Educação e juventudes
12: Controle e restrição de atividades que gerem impactos negativos à agricultura familiar
Acesse o arquivo completo abaixo. É só fazer o download! ;)
Kommentare